Back

Problemas Comuns Na Medição De Madeira Para Celulose

As diferenças na medição de madeira para celulose podem levar a diversas divergências entre as partes. Os desacordos surgem devido a medições subjetivas feitas por observação visual. Há uma maneira mais precisa para medir a madeira para celulose.


As medições de madeira para celulose e como lenha são feitas normalmente por observação visual, com a ajuda de um coeficiente de densidade de pilha (também chamado de fator de enchimento). O coeficiente de densidade de pilha determina a quantidade de madeira sem ar e sem casca. O volume da madeira é calculado utilizando-se o coeficiente de densidade de pilha que é multiplicado pela cubagem da pilha. Este método de medição é rápido, entretanto, a subjetividade do processo de medição reduz sua confiabilidade. A margem de erro diário varia entre 5 a 10%.

A madeira é cara, portanto, a margem de erro pode facilmente gerar uma perda de material significativa.

Por exemplo:

Se o coeficiente for 50, o preço a pagar será: 0,5x60 (volume) x 30 (preço) = 900 euros.

Caso o coeficiente fosse na verdade igual a 56, então o custo de um caminhão médio seria 0,56x60 (volume) x 30 (preço) = 1008,00 euros.

O Timbeter desenvolveu uma funcionalidade para avaliação automática do coeficiente de madeira para celulose e para lenha. Todas as medições têm uma prova digital e em caso de desacordos, a medição pode ser refeita, se necessário. Normalmente isto torna a medição da madeira menos estressante para todas as partes, pois é confiável e econômica, além de trazer benefícios positivos extras, listados abaixo:

No. 1 - Transparência

Avaliar a densidade de uma pilha usando apenas a visão é muito subjetivo e está propenso a um erro humano de alto risco. Mesmo assim esse processo deve ser compreendido e transparente para os dois lados.

Atualmente os vendedores precisam aceitar o volume declarado pela outra parte. O Timbeter é uma ferramenta objetiva que não é afetada por erro humano ou por outros fatores. Ele proporciona um resultado que pode ser controlado por ambas as partes. A medição transparente ajuda a aumentar a confiança mútua entre os parceiros e melhora a parceria.

 

No. 2 - Menos divergências

Caso você tenha desacordos em suas medições, usar o Timbeter elimina tais argumentos. O Timbeter fornece uma prova digital de cada medição, que pode ser armazenada e recuperada online, para dirimir divergências. As medições são feitas na madeira real, e não naquelas que já foram cortadas em pedaços ou foram empilhadas em uma grande pilha. Adicionalmente, ele ajuda a evitar situações onde uma parte mais forte dita o coeficiente de densidade de pilha e, subsequente, a parte mais fraca não pode discordar em nome da cooperação.

 

No. 3 - Preço justo

A medição precisa e a prova digital ajudam a minimizar os riscos de perda financeira em potencial. Os dados de medição armazenados digitalmente podem ser facilmente compartilhados com todos que necessitam dos dados. Silvicultores podem pedir ofertas de preços competitivos de diversas empresas. Os profissionais de silvicultura têm um ditado que diz que o negócio florestal é um negócio aproximado.

Como proprietário de uma floresta, ao vender o material uma vez em sua vida, você deseja se certificar de que está recebendo o preço certo por sua madeira.

 

No. 4 - Dados digitais

As informações digitais permitem a utilização de dados multifuncionais, minimizando a duplicidade da entrada de dados e a utilização de papel. No setor florestal, imensos volumes de dados ainda ficam armazenados em papel. Entretanto, os papéis podem se perder facilmente. Ao usar o Timbeter, todos os seus dados são protegidos com cópia de segurança, são armazenados e estão disponíveis online. Você pode acessar, administrar, enviar e compartilhar seus dados facilmente.

 

No. 5 - Economize seu tempo

Ao usar o Timbeter você pode ter os resultados de sua medição em 2 a 5 minutos e pode compartilhar essas informações com os vendedores instantaneamente. Além disso, caso ocorra alguma divergência a única opção para resolve-la seria separar a pilha inteira e medi-la peça por peça, o que levaria pelo menos uma hora. Agora você pode ter o mesmo resultado preciso em questão de minutos.

 

Como você mede madeira para celulose e resolve suas divergências?

If you like this, feel free to share!